Câmara concede Moção de Louvor a Macuco Filmes por documentário sobre Ucharia de São Benedito



Foto: Leninha Viana/CMI



Câmara concede Moção de Louvor a Macuco Filmes por documentário sobre Ucharia de São Benedito



A Câmara de Ilhabela concedeu Moção de Louvor à produtora local Macuco Filmes pela edição de um documentário sobre a Ucharia de São Benedito, uma das tradições da Congada de Ilhabela.

A honraria foi proposta pelo vereador Luizinho da Ilha (PCdoB) e aprovada por unanimidade pelos parlamentares na sessão Ordinária da última terça-feira (13/10). A Ucharia significa a “Dispensa do Rei” é uma tradição que depende dos devotos do santo, pois em todos os dias da Congada são oferecidos os alimentos aos Congueiros, seus familiares e convidados, uma tradição que passa de geração a geração.



O documentário foi produzido para valorizar a cultura e a tradição da Congada e eternizou a maior manifestação cultural do arquipélago, com mais de 200 anos de história. “É uma honra poder homenagear um trabalho tão bonito, não como vereador, mas como alguém devoto que acredita”, disse o vereador Luizinho da Ilha (PCdoB).




Segundo Luizinho (PCdoB) já existe uma conversa com a secretaria municipal de Cultura para que o documentário seja distribuído às pessoas que prestigiarem a Congada e a Ucharia de São Benedito no próximo ano. O parlamentar disse ainda que vai sugerir ao prefeito Toninho Colucci (PPS) que destine um local específico para a Congada no espaço cultural que deve ser instalado no prédio que hoje abriga a escola estadual Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos, na Vila.



O diretor da Macuco Filmes, Kiko Cardial, agradeceu a homenagem dos parlamentares, afirmando que o objetivo da produtora independente é realizar muitos outros trabalhos como o documentário com outras manifestações culturais e belezas do arquipélago. Foram homenageados além de Kiko Cardial, Ricardo Imakawa, Anna Penteado, Marcel Nascimento, Matias Borgströn, Marco Yamin e Tatiana Sobral.A

Comentários

Postagens mais visitadas